Sobre Nós

LIDERANÇA LOCAL

Daniel Batistela, pastor e missionário presidente da missão Jocum - Rio Branco, nasceu na cidade de Ourinhos, interior de São Paulo, no ano de 1966. Se converteu aos 16 anos após ter uma experiência sobrenatural durante uma visita em uma igreja na cidade de Santa Rita do Passa Quatro - SP, casado com Fatima Arantes desde 1980. 
Bacharel em Ciências Sociais pela UFAC (Universidade Federal do Acre). Possui doutorado em Psicanálise Clínica pela Faculdade Betel - Fatebov, mestrando em Etno-Linguística pela UofN (University of the Nations) YWAM , Hawai.

Fátima Batistela, pastora e missionária da missão Jocum - Rio Branco, nasceu na cidade de Santa Rita do Passa Quatro no ano de 1960. Converteu-se aos 18 anos na saudosa igreja do Ministério Nova Aliança. Fatima é Bacharel em Teologia, pastora e missionária de Jocum - Rio Branco.

COMO TUDO COMEÇOU

Tudo começou quando um estudante universitário de apenas 20 anos resolveu passar um tempo em oração durante uma viagem que fazia pelas Bahamas como participante de um quarteto gospel.

Enquanto encostava-se a sua cama ele enxergou o que hoje chama de “filme mental”. Ele viu ondas gigantes sobre um mapa do mundo. As ondas se transformavam em milhares de jovens que se espalhavam por todos os continentes do mundo proclamando as boas novas de Jesus. Então Loren falou “Pode falar, Senhor. Estou ouvindo!”

Esta idéia radical de que jovens podiam ser missionários pelo mundo todo, ficou guardada com o jovem Loren Cunningham. Quatro anos mais tarde, no ano de 1960, ele fundou uma organização onde aquela idéia radical estaria expressa até no nome: “Jovens Com Uma Missão”.

Hoje, Jovens Com Uma Missão (JOCUM) é uma das maiores organizações cristãs missionárias do mundo. A história de como a JOCUM começou e cresceu é uma história da direção e da graça de Deus em usar pessoas comuns de todas as partes do mundo.

OS FUNDADORES

Loren é o co-fundador de Jovens Com Uma Missão (JOCUM), uma família global nascida em 1960, que está sempre em expansão e já entrou em todas as nações da terra.

Loren também é o co-fundador, ex-presidente e atual Chanceler da Universidade das Nações, a universidade global da JOCUM. Desde seu início em 1978, nossa Universidade tem crescido e hoje oferece centenas de cursos e seminários.

Loren já visitou pessoalmente todas as nações independentes na face da terra, todos os países dependentes e mais de 150 territórios e ilhas, tudo pelo Evangelho. Isso lhe deu um entendimento especial dos acontecimentos e tendências globais e também um preparo único quanto às estratégias de Deus para o evangelismo mundial. Sua sabedoria, experiência, entendimento sobre liderança, e chamado de ser uma ponte de união dentro do corpo de Cristo o levou a ser um consultor de líderes de organizações e nações do mundo todo. Ele fala publicamente em 40 países por ano, tanto para audiências pequenas de somente algumas pessoas como para mais de um milhão de pessoas.

Nascido na cidade de Taft, na Califórnia, a família de Loren tem uma rica herança espiritual de gerações de ministros evangélicos. Seu histórico de educação inclui três Bacharelados, um Mestrado em Administração da Educação e dois Doutorados honorários. Loren é autor de seis livros, já traduzidos em aproximadamente 60 idiomas diferentes: “Pode falar, Senhor. Estou ouvindo?”, “Aprenda a Vencer Usando as Táticas de Deus”, “Fé e Finanças no Reino de Deus”, “Porque não Elas?“, “O Livro que Transforma Nações” e “Como as Águas Cobrem o Mar”.

Filha do Pastor Ed e Enid Scratch, Darlene Cunningham nasceu em Vancouver no Canadá. Desde cedo sabia que tinha um chamado especial de Deus para sua vida. Esse chamado ficou claro quando conheceu um belo jovem solteiro e cheio de visões chamado Loren Cunningham. Após seu casamento com Loren em 1963, Darlene ajudou na fundação de Jovens Com Uma Missão.

Darlene é uma facilitadora da visão da JOCUM e uma especialista na formação de líderes. Uma de suas prioridades é descobrir os dons e talentos de liderança nos jovens e ajudá-los a alcançar seu potencial em Deus. A cada dois anos Darlene também dirige uma escola de campo chamada “Escola para Treinamento de Obreiros e Líderes” que acontece sempre em alguma parte diferente do mundo.

Darlene é muito procurada como palestrante internacional por ser reconhecida como uma mulher de fé, sabedoria e que ouve a Deus. É especialmente qualificada e experiente na liderança daqueles que trabalham na JOCUM, pois tem uma perspectiva interna e entende o estilo de vida, as pressões e as alegrias da Missão. E seja qual for o contexto, ela sempre está apontando as pessoas na direção da fidelidade de Deus e sua imensa graça para todas as situações.

Loren e Darlene moram na ilha de Kona, no Havaí onde fazem parte do Círculo de Fundadores da JOCUM.

A JOCUM RIO BRANCO

Reconhecida por sua diversidade de trabalhos e liberdade de atuação onde se fizer necessário a JOCUM chegou a Rio Branco – Acre em meados de 2000 e até hoje vem desenvolvendo trabalhos específicos para atender a necessidade real do povo acreano, desenvolvendo vários trabalhos de caráter socioeducativo, tendo como meta a restauração das famílias que se encontram em disfunção.

A Jocum Rio Branco vem desenvolvendo vários projetos voltados para evangelização em diversos bairros da capital Rio Branco, contamos com casas de apoio e abrigo para meninas vítimas de abuso e exploração sexual (Lar Ester), adolescentes em situação de drogadição (Casa Resgate), outra casa para recuperação de homens maiores de idade (Casa do Pai) e uma  casa para recuperação de mulheres (Casa Nova Vida) também em situação de drogadição e uma casa de passagem para moradores de rua (Casa Rhuama). 

Vale ressaltar, porém, que hoje nossa maior necessidade é garantir recursos para o Projeto Família, frente de trabalho da Jocum Rio Branco, que funciona diretamente nos bairros de alta vulnerabilidade social e extrema pobreza da Capital, atendendo meninos, meninas, mulheres grávidas e famílias em situação de risco com palestras sobre cuidados e higiene pessoal, prevenção de doenças e controle da natalidade e gravidez na adolescência, entre outros, que destacaremos a seguir.

Até o ano de 2017 foram atendidas aproximadamente 700 meninas na Casa Lar Ester, abusadas sexualmente, com trabalhos de socialização, cursos profissionalizantes, restauração dos traumas. A Casa Resgate atendeu 100 meninos em situação de risco social, mais de 30 foram reintegrados a família. A Casa do Pai atendeu 200 adictos em regime de internato, e 250 passaram pela triagem. Nesse mesmo período realizamos o treinamento de mais de 2 mil pessoas que dieta ou indiretamente se envolveram nos trabalhos da ONG. O Barco O Samaritano atendeu cerca de 2000 pessoas com consultas médicas e odontológicas e palestras de conscientização. 

Até esta data, devido à continuidade e sustentabilidade das frentes de trabalho que atuam em Rio Branco através da JOCUM, principalmente pela credibilidade e ajuda da própria sociedade, temos novos trabalhos direcionados, que nasceram em virtude da demanda da própria realidade social.

Share by: